BR6

facebook itunes

O Grupo

A trajetória do BR6 se confunde com muitas histórias de grupos vocais brasileiros: amigos cantores que conhecem outros cantores e se juntam para fazer música vocal. Na contramão de tantos outros que fazem-na com voz e violão, o grupo – 6 músicos e arranjadores com formação musical elaborada – foi buscar a forma mais difícil de fazer música vocal: sem nenhum instrumento.

Influenciados pela história de várias gerações de grupos vocais brasileiros e pelo primeiro disco do grupo Take 6, no início dos anos 90 – gravação que mudou o rumo da música vocal internacional – Crismarie Hackenberg (mezzo), Deco Fiori (tenor), Marcelo Caldi (tenor), André Protasio (barítono), Symô (baixo) e Fabiano Salek (percussão vocal) saem em busca de dois sonhos: fomentar a criação de um mercado para a música a cappella brasileira e reverenciar a música vocal nacional com seu talento e criatividade.

Nesse caminho, o BR6 se soma ao esforço de muitos grupos, porém se destaca como pioneiro na arte de fazer música sem instrumentos que alconhecou reconhecimento internacional, abrindo estradas para novas gerações, que certamente virão.

Integrantes


André Protasio

Barítono

Regente, arranjador, diretor musical, guitarrista e professor de arranjo.

Formado em regência coral pelos Seminários de Música Pro Arte, sob a orientação do maestro Carlos Alberto Figueiredo e mestrado pelo Instituto Villa Lobos, UNI RIO. Foi diretor musical do Equale, premiado grupo vocal com dois CDs lançados − um com a participação de Milton Nascimento −, por onde passaram vários cantores e músicos, como Sérgio Loroza e Flávio Mendes. No teatro, tem trabalhado intensamente nos últimos anos alternando as funções de arranjador vocal, preparador vocal e diretor musical, tanto no Rio de Janeiro como em São Paulo. Professor de arranjo vocal em vários cursos pelo Brasil, foi diretor musical dos musicais: “Plunct Plact Zoom” e “Arca de Noé”, direção de Augusto Thomas Vanucci.

Crismarie Hackenberg

Mezzo-soprano

Regente, arranjadora, professora de piano e canto e preparadora vocal.

Formada em Educação Artística com habilitação em música pelo Conservatório Brasileiro de Música. Atua como regente, cantora, arranjadora e professora de piano e de canto. Fundadora da RioAcappella, criou o maior evento de música a cappella no Brasil, Festival RioAcappella, indicado ao prêmio internacional CARA 2004, concedido pela organização mundial de música a cappella CASA (Contemporary A Cappella Society). Atuou como prepadora vocal dos atores/cantores nas peças Plunct Plact Zoom, A Arca de Noé, Vem Buscar-me que Ainda Sou Teu e Havana Café. Como cantora, gravou jingles comerciais da Coca-Cola e foi backing vocal no CD Estação da Luz do ex-mutante Sérgio Dias. Atualmente, é regente dos corais: ESSO, Metrô-Rio, Statoil-Hydro, Cepel e Souza Cruz.

Deco Fiori

Tenor

Diretor de gravação, arranjador, professor de canto e preparador vocal.

Formado em Educação Artística – Licenciatura Plena com Habilitação em Música pela UNI Rio, é diretor musical da Double Sound Estúdios e Produções, onde participa, dirigindo ou cantando, da dublagem de filmes e desenhos animados, como O Rei Leão, Aladin, Shrek, entre outros. Integrou o Grupo Vocal Vox4 que foi indicado ao Prêmio Sharp de Melhor Grupo da MPB, em 1997. Participou do Coral do Rio, foi vocalista da Rio Jazz Orchestra, do conjunto de câmara Brasil Barroco e preparador vocal do Grupo Equale. É professor de canto popular e fez parte do corpo docente nas escolas Canto & Cia, Rio Música e CIGAM. No teatro, participou de diversas produções, destacando-se a Sinfonieta Braguinha, Bagunça!!! Ópera Baby e o musical Um Escurinho Brasileiro. Atuou como vocalista em CDs de vários artistas da MPB, como Emílio Santiago, Cidade Negra, Carlos Lyra, Daniela Mercury, Pery Ribeiro, Moraes Moreira, Erasmo Carlos, entre outros.

Marcelo Caldi

Tenor

Pianista, acordeonista, arranjador, compositor e professor de harmonia.

Atuou como arranjador no espetáculo “Três Momentos do Amor”, estrelado pela bailarina Ana Botafogo e como diretor musical, ao lado de Alexandre Caldi, na peça “De Segunda”, de Luís Salém. É pianista acompanhador de vários corais no Rio de Janeiro e, como pianista e acordeonista, gravou e fez shows com artistas como Chico Buarque, Pedro Luís e Zélia Duncan, além de participar regularmente de trilhas de novelas da Globo. Como compositor, tem músicas suas gravadas pelos grupos Choro na Feira e Sincronia Carioca e possui um disco gravado com Alexandre Caldi ( “Intrometidos”), além de seu primeiro disco solo, “Marcelo Caldi”, lançado em 2005. Atualmente, tem feito shows como pianista e acordeonista com artistas como Elza Soares e Zélia Duncan.

Fabiano Salek

Percussionista vocal

Percussionista, cantor e professor de percussão.

De família de músicos, filho do arranjador Marcos Leite e da cantora Eliane Salek, é formado em licenciatura em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e teve como professores de bateria: Pascoal Meireles, Oscar Bolão, Fábio Luna e Guilherme Gonçalves. Foi baterista do grupo vocal Garganta Profunda e é vocalista do grupo Sururu na Roda.

Symô

Baixo

Violonista, arranjador, compositor e professor de violão.

Estudou: Habilitação em Música na Universidade do Rio de Janeiro – UNI Rio; Harmonia com Adamo Prince e Ian Guest; Violão com Sérgio Assad, Almir Chediak, Carlos Sandroni, Fabio Nim; Guitarra com Lulu Santos, Romulo Thompson; Canto com Nilze Miriam, Kaleba Villela, Felipe Abreu, Angela Hertz, Nadia Daltro; Arranjo com Celia Vaz; e Percepção com Bia Paes Leme. Com o grupo Vox 4, gravou um CD que foi indicado para o Prêmio Sharp de Música, categoria “MPB/Melhor Grupo”. Participou em CDs de Toquinho, Emilio Santiago, Joana, Carlos Lyra, Moraes Moreira, Gilson Peranzzetta etc.. Fez parte dos grupos Maite-tchu, Brasil Barroco, Canto em Canto e Coral do Rio. Atualmente, trabalha nos corais FIRJAN, Globo e Vale e faz gravação de “jingles”, em dublagens musicais de filmes e desenhos animados e é professor de violão.

BR6 no SporTV

Mob de Natal 2013